Brasil classificado. Portugal e Paraguai quase lá
Christiano 21/06/2010 15:41

Após os jogos que finalizaram a 2ª rodada para os Grupos F e G, com destaque para a vitória e boa atuação do Brasil, veja abaixo como ficaram as situações dos grupos, comparando com o que foi projetado aqui após a 1ª rodada:

GRUPO F

Projeção:Ainda que tenha somente empatado na estréia, a Itália deve terminar a 2ª rodada como líder, pois pega a Nova Zelândia. Depois, garantirá a classificação com um empate na última rodada. O Paraguai, para encaminhar a 2ª vaga, basta não perder o próximo jogo, contra a Eslováquia. .

Realidade: Nem mesmo enfrentando a Nova Zelândia a Itália conseguiu vencer, empatando a duras penas em 1x1, marcando o seu gol de pênalti, originado em um agarra-agarra na área que a maioria dos juízes não marca nada. Péssimo começo italiano. Mas, eles são sempre assim na 1ª fase. No mata-mata, crescem.

O Paraguai teve mais uma boa atuação e venceu a Eslováquia por 2x0, assumindo a liderança do grupo, com 4 pontos. Os paraguaios se classificam com um empate contra a Nova Zelândia. O ideal seria vencer, para fugir da Holanda nas oitavas-de-final.

A Itália precisa vencer a Eslováquia na última rodada, para não depender de ninguém para se classificar. Se empatar, terá de torcer por derrota da Nova Zelândia para os paraguaios. Já os neozelandeses precisam vencer o Paraguai na última rodada.

GRUPO G

Projeção: No meu ponto de vista, o empate entre Costa do Marfim e Portugal favoreceu o Brasil, pois agora, uma vitória contra os africanos classifica nossa seleção, com uma rodada de antecedência. Na disputa pela 2ª vaga, Portugal leva vantagem por enfrentar o Brasil somente na última rodada, podendo garantir a vaga com um empate contra um time misto.

Realidade: Projeção confirmada. O empate entre Portugal e Costa do Marfim foi bom para o Brasil, que venceu por 3x1 a seleção africana e se classificou. A nossa seleção jogou muito bem, com destaque para Luís Fabiano e Kaká, que agora estrearam na Copa. Leia aqui e aqui a análise completa da partida, em ótimo texto de Aluysio Abreu.

Passada a tensão da estréia, os brasileiros se soltaram mais e tiveram uma grande atuação. O time de Dunga sempre vai bem nos grandes jogos, contra times mais qualificados.

A classificação com uma rodada de antecipação levou o último jogo, contra Portugal, a valer apenas para a definição do 1º lugar do grupo, com o Brasil jogando pelo empate.

Portugal massacrou a Coréia do Norte por 7x0, na maior goleada da Copa até agora. A vitória colocou os portugueses com a mão na vaga, abrindo 3 pontos e 9 gols de saldo contra Costa do Marfim. Só um milagre classifica agora o violento time de Drogba.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS