Portugal e Costa do Marfim não saem do zero
Christiano 15/06/2010 14:00

Em jogo equilibrado, Portugal e Costa do Marfim empataram hoje em 0x0 no estádio Nelson Mandela, em Port Elizabeth. Com o resultado, ambos somaram 1 ponto no Grupo G, o grupo do Brasil, que assume a liderança isolada se vencer a Coréia do Norte hoje.

Assumindo a responsabilidade, Cristiano Ronaldo partiu para cima da defesa da Costa do Marfim, criando lances de perigo. Logo aos 7 minutos, a defesa rival, que marca bem, mas entra forte, ficou pendurada com um cartão amarelo para Zokora, por falta dura no atacante português.

Logo em seguida, em bela jogada individual, Cristiano Ronaldo driblou na intermediária e acertou um chute forte na trave (veja acima), com o goleiro marfinense vendido. Drogba, no banco, só pôde fazer o sinal da cruz.

Apanhando bastante, o astro português acabou se desentendo com o zagueiro Demel, que fez falta clara não marcada pela arbitragem. Ambos tomaram cartão amarelo.

Depois do bom início de Portugal, a Costa do Marfim equilibrou o jogo com o seu bom toque de bola. O habilidoso  atacante Gervinho e Kalou passaram a dar muito trabalho para a defesa portuguesa, com deslocamentos e velocidade.  O jogo seguiu sem grandes chances até  o final do 1º tempo.

O 2º tempo começou eletrizante, com lances de perigo para os dois lados.  O marfinense Gervinho se destacou em jogadas pela esquerda e levou perigo várias vezes, como em um chute cruzado logo com 1 minuto e em um cruzamento que Kalou não alcançou por pouco, aos 3. Kalou ainda deu um bom chute, de primeira, aos 8, em passe de Toure.

Vendo o seu time ser dominado, o técnico português Carlos Queiroz sacou, aos 9 minutos, o inoperante Danny Miguel e colocou Simão Sobrosa em campo, que tinha sido barrado momentos antes da partida. Aos 11, Deco fez boa jogada pela esquerda, driblou dois marcadores e cruzou na medida para Liédson, que cabeceou com perigo, para defesa do goleiro Barry.

Pouco depois, Deco, um dos poucos talentos em campo, foi substituído pelo limitado Tiago Mendes. Aos 20 minutos,  o astro Drogba entrou em campo, no lugar de Kalou, para delírio de todo o estádio. Prejudicado por uma contusão e uma cirurgia nas vésperas da Copa, Drogba não teve como fazer muito, até porque o jogo caiu bastante de ritmo.

Nos minutos finais Costa do Marfim deu um verdadeiro sufoco em Portugal, buscando o gol que lhe daria a vitória. Drogba fez boa tabela com Keita, que havia entrado no lugar de Gervinho, e perdeu a maior chance dos africanos no jogo, ao chutar torto uma bola que recebeu de frente para o gol.

No final o empate acabou sendo justo, embora pudesse ter sido com um gol para lado. Portugal e Costa do Marfim adiaram a decisão para os jogos restantes. Partindo do pressuposto que todos vencerão a Coréia do Norte, a decisão da vaga ficará para a última rodada, onde Portugal pode levar vantagem, pois pode pegar um Brasil já classificado.

* Texto publicado originalmente no blog Folha na Copa (aqui). Veja aqui o quadro de atuações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS