Franquias: conheça o mercado.
Pexe 17/06/2010 09:24

As franquias muitas vezes a primeira vista, podem parecer a melhor opção para quem pensa em montar um negócio próprio e conseguir sua independência financeira.

Muitos pensam que basta investir dinheiro, que a franquia usará o nome, fará a administração, treinará funcionários, venderá, fará ações de marketing... mas, a realidade é outra.

Para alcançar o sucesso, a franquia depende muito mais do espírito empreendedor do franqueado, do que o suporte dado pela franquia. De nada adiantará ter local e produtos de qualidade, se você não interagir com o negócio e tomar as atitudes corretas.  Ter um histórico, ou conhecer um pouco de administração, é meio caminho andado.

A vantagem das franquias é que elas fazem muito bem, o chamado benchmarking, ou seja, copiam o que dá certo em outros modelos. Isto é uma prática comum no marketing e pode ser feito em seu negócio também, independente de ser ou não uma franquia. Copiar o que dá comprovadamente certo, é melhor (e mais rápido) do que começar do zero.

Outra vantagem é seu modelo de negócio. A padronização dos processos, o treinamento de parceiros (não só funcionários) e a logística nos canais de distribuição, servem para qualquer organização e, principalmente, gera resultados.

Hoje, com R$ 50 mil você pode adquirir uma franquia, o que, com o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros, é a faixa de franquias que mais cresce. Mas fica um alerta: conheça e estude o ramo de marcado que pretende entrar, não ache que basta investir e pronto, pois assim os lucros não cairão do céu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS