Empreendedores: saiba como fixar sua marca.
Pexe 07/06/2010 09:16

Branding é uma palavra em inglês que significa “marcando”. Esta palavra derivou-se das marcações (chamada brand) antigas dos gados norte-americanos, com iniciais dos nomes dos proprietários para saberem a quem pertenciam, sendo que não existia ainda, o arame farpado para delimitar as propriedades.

Ou seja, você reconhece através da marca fixada em sua mente, tudo o que esta por trás dela (proprietário, ações, conceitos, localidade, serviços...). As marcas mais reconhecidas pelos consumidores são chamadas de Top of Mind.

Algumas dicas para transformar sua marca em uma das primeiras a vir na mente do consumidor, quando este busca algum produto de seu segmento, segundo alguns especialistas são: a marca deve refletir o espírito do empreendedor, exatamente como aquela frase “atrás de um grande homem existe uma grande mulher”. Com a marca é a mesma coisa, tendo que haver um grande empreendedor, com a mente aberta, tocando o negócio.

Outra dica é de construir uma experiência prazerosa aos consumidores, toda vez que buscam seus produtos (pode ser um lugar agradável ou um serviço diferenciado). O ideal é estender essa experiência também aos distribuidores e aos funcionários, afinal, todos são consumidores.

Tenha cuidado para não se perder. Ás vezes o importante é ter qualidade e não quantidade. Muitos querem atingir todos os públicos, e é aí que mora o perigo. Com o tempo, a marca encontra seu público e depois basta direcionar suas ações para ele, não abrindo muito o leque, evitando se perder.

Por fim, é necessário paciência. Demora anos para se construir uma marca, e segundos para acabar com ela. Saiba o que realmente seu público alvo necessita. Estude ele, faça o trabalho de CRM, assim você conhece para quem vende e poderá programar ações que trará retorno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS