Para conseguir o sucesso em sua carreira, é necessário saber vender. O tempo todo estamos vendendo algo. Vendemos nossas idéias, nossos serviços, nossa aparência, nosso estilo de vida ou nossos produtos. Ou seja, saber vender é fundamental.
Por isso, os profissionais que sabem vender são disputados no mercado, e as empresas investem cada vez mais em cursos de capacitação e qualificação. Mas o segredo não é só fornecer o treinamento, e sim, saber avaliar se o resultado foi satisfatório.
Para isso, o gestor poderá fazer um plano de avaliação individual dos vendedores, considerando três fatores básicos, que poderão adaptar-se conforme sua necessidade: o conhecimento (do produto, do preço, do mercado, do cliente e do planejamento), a habilidade para transformar esses conhecimentos em ações (contornando desafios) e a atitude, esta a única considerada inata ao ser humano.
Assim, poderá desenvolver um plano individual e um coletivo para a Força de Vendas (FV), visando sanar ao máximo os problemas encontrados.
Uma das dificuldades que as empresas encontram para sobreviver, devido à maior complexidade da concorrência e do mercado consumidor, é justamente manter um sistema de vendas ultrapassado, tendo um gestor apoiado em desculpas e paradigmas como “para vender precisa de um bom papo e um bom relacionamento, e não de treinamento”, e assim por diante.
Não deixe que isso aconteça com sua empresa.