Começar pequeno é o caminho para aprender.
Pexe 27/05/2010 09:30

Começar como uma pequena empresa ou um microempreendimento é o caminho necessário para o crescimento, percorrido pela maioria das grandes empresas.

Quando o negócio se estabiliza, é hora de começar a crescer. E é aí que surgem os desafios e os verdadeiros problemas.

Segundo alguns especialistas na área de gestão, o planejamento deficiente pode ser o principal problema para o desenvolvimento e crescimento das pequenas empresas, pois muitos não acreditam em seu sucesso ou não esperam crescer, por isso não planejam.

Primeiro, é necessário acreditar no potencial de sua empresa ou projeto e depois, definir um plano de marketing e estratégia de crescimento, pois a empresa crescendo, começam a surgir vários problemas burocráticos além da contratação de novos funcionários, investimento em maquinários ou até mesmo, ampliação do local de funcionamento, o que transforma o tempo do empreendedor escasso, tirando o foco e a sua atenção do negócio principal.

É fato que muitas empresas fecham suas portas devido ao mal ou até mesmo, a falta de planejamento ao médio e longo prazo, deixando faltar mercadorias e serviços, não possuindo métodos de controles e organização.

Assim, antes de abrir um negócio é necessário acreditar realmente em seu sucesso, e só então você achará importante planejar seu crescimento, o que será fundamental para a sobrevivência da empresa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS