Negócio próprio? Não caia no erro comum!
Pexe 18/05/2010 09:36

Muitos brasileiros sonham em montar seu próprio negócio, buscando a independência financeira e a qualidade de vida desejada. Quem nunca escutou aquela frase: “quem trabalha para os outros, não tem tempo de ganhar dinheiro para sí”?

Mas a realidade do empreendimento próprio, é bem diferente do que muitos imaginam. Segundo dados do SEBRAE-SP, 27% das empresas fecham suas portas no 1º ano de vida. No 5º ano, esse número sobe para impressionantes 62%. A maior causa disso? A falta de planejamento.

É fundamental elaborar um plano de negócio para que sua futura empresa transforme-se em realidade. Pesquisas para saber em qual área irá atuar, visando descobrir se o mercado já está saturado, conhecer os concorrentes, conhecer seu público-alvo e se este acha necessário mais uma empresa para atendê-lo e, principalmente, conhecer a fundo a área que irá atuar. Grosso modo, se você trabalhou a vida inteira numa fábrica de biscoito, não adianta abrir uma loja de cosméticos. A não ser que estude muito e siga os passos acima, aí terá chances de sucesso.

Outro fator importante é a contratação correta dos funcionários, sendo estes qualificados para que possam realmente somar e ajudar no crescimento do negócio. A contratação de conhecidos e familiares, às vezes, pode ser uma faca de dois gumes.

Enfim, busque a qualificação e o conhecimento ao máximo, não só dos funcionários, mas também o seu, para que sua empresa não faça parte dos números negativos citados acima, e lembre-se que o conhecimento nunca é demais e está sempre disponível, basta buscar e acreditar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS