Nestlé: mal entendido na comunicação
Pexe 15/05/2010 06:00

Esse mês foi marcado pelo erro de comunicação de uma gigante, a Nestlé.

Ela lançou seu famoso chocolate Alpino, que possui um grande número de fãs, na versão achocolatado líquido Alpino. Muitos consumidores correram experimentar a novidade, mas estranharam o gosto, não reconhecendo o tradicional gosto do chocolate.

Procurado na embalagem a composição, encontramos a seguinte frase: “este produto não contém chocolate Alpino”. Ué? Alpino sem Alpino?! Imaginem a decepção de muitos fiéis consumidores que, vendo a novidade, correram experimentar e se decepcionaram.

Em última instância, este tipo de erro pode até comprometer o prestígio e a confiança do qual goza a marca Nestlé.

No mínimo, uma “ligeira” derrapada do time de marketing da empresa, ou um erro grave de comunicação.

Abaixo, segue o esclarecimento oficial da Nestlé sobre o caso:

Comunicado oficial da fabricante

"Nestlé esclarece Em respeito aos seus consumidores, clientes, parceiros e ao público em geral, a Nestlé Brasil Ltda. vem esclarecer o seguinte em relação à matéria publicada nesta quarta-feira, 12/5, no jornal Folha de S.Paulo: – O Alpino Fast tem, sim, em sua composição, além de outros ingredientes, a mesma massa do Chocolate Alpino. O sabor do Chocolate Alpino no produto Alpino Fast foi reconhecido por 92% dos consumidores entrevistados pelo Instituto Ipsos, antes do lançamento do produto; – A Nestlé, visando evitar que os consumidores pudessem vir a acreditar que encontrariam o mesmo Chocolate Alpino derretido, ou pedaços do Chocolate Alpino no produto, decidiu incluir as frases "este produto não contém Chocolate Alpino" e "imagem meramente ilustrativa para referência de sabor", que estão gerando controvérsia, mais que esclarecimento. Não há dúvida de que houve excesso de zelo por parte da Nestlé. O objetivo das mensagens foi o de garantir a transparência da comunicação com o consumidor;– Tendo em vista que as frases, em vez de esclarecer, acabaram gerando dúvidas, a Nestlé decidiu retirá-las da embalagem. Portanto, a Nestlé, com 90 anos de Brasil, em nenhum momento lesou seus consumidores ou descumpriu quaisquer dispositivos legais vigentes, em especial o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que a identificação do produto Alpino Fast com a sua marca está perfeitamente adequada sob o ponto de vista técnico e sensorial."

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