Adaptar-se para sobreviver
Pexe 10/05/2010 09:32

Apesar de parecer natural que uma empresa (e pessoas) quando instalam-se em algum lugar diferente, precisem adaptar-se as culturas e costumes locais para buscar seu lugar na sociedade ou prosperar nos negócios.

Mas às vezes, não é isso que acontece e, se acontece, não é com aquela vontade toda de mudar, o famoso “correr para não chegar”. Não só com as pequenas empresas, mas também com gigantes.

O Nordeste por exemplo, é o xodó dos investimentos atuais. A tendência de crescimento nas receitas e oportunidades de investimentos paras as empresas é promissora para o ano de 2010.

Mas lá, como todos sabemos, os costumes são bem diferentes das demais regiões, e mesmo se uma empresa se dá bem por aqui, não significa sucesso garantido por lá.

Temos o exemplo da gigante do varejo nacional, o grupo Pão de Açúcar, que está presente desde 1974 no Nordeste, mas não com o sucesso esperado. O grupo carrega a fama de ser paulista, com produtos e serviços voltados para a região Sudeste.

Só recentemente, o grupo varejista mudou sua estratégia, montando uma base diretora de tomada de decisões na região, investindo R$ 150 milhões em 18 meses, e planeja investir mais.

Entenderam que no Nordeste em primeiro lugar, vem a relação interpessoal, o contato direto com o cliente, e depois sim, segue os demais processos. Assim, o grupo investiu no conhecimento mais profundo dos consumidores locais e tentou adaptar ao máximo, suas marcas e produtos, e com isso, a chance de aumentar sua participação na região é grande e real.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS