Quanto vale sua marca?
Pexe 01/05/2010 07:13

Uma marca forte gera benefícios. Claro.

No passado, tudo era novo, quase não havia concorrentes e os novos empreendedores não encontravam grandes dificuldades em colocar (e impor) suas marcas.

Hoje, a situação mudou. É necessário o fortalecimento de sua marca para sobreviver, seja em seu quarteirão, bairro, cidade ou estado.

É comum ainda, pequenos empresários importarem-se apenas com os produtos que vendem, e não com o nome (marca) de seu comércio.

Para determinar o quanto vale uma marca, é necessário determinar o valor patrimonial (financeiro) e o valor percebido pelos consumidores. Aí está a maior dificuldade, sendo que a marca é um bem intangível.

Alguns pesquisadores defendem que uma marca dure mais que seus produtos. Podemos citar o exemplo daquele boné azul de um banco, usado pelo Ayrton Senna... o banco não existe mais, mas a marca nós conhecemos.

O mais importante em relação ao valor da marca é o quanto ela representa na mente do consumidor. Se a empresa tem uma marca bem posicionada no mercado e, principalmente bem percebida e aceita pelo consumidor, as chances de sucesso aumentam.

Assim, tente transformar sua marca em referência, sendo transparente com seu público, buscando ter a qualidade percebida e valorizada pelos consumidores, que serão fiéis a ela, e muitos a defenderão, ajudando em seu sucesso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS