A tragédia se repete
Christiano 11/04/2010 11:29

Poucos povos no mundo são tão sofridos quanto os poloneses, dominados durante séculos. Ontem, o avião que levava o presidente da Polônia e a cúpula dos comandos civil, militar e econômico do país caiu na Rússia, matando todos os seus 97 ocupantes.

Leia aqui e aqui, no Globo Online, e no blog Da Rússia, maiores detalhes e veja abaixo um vídeo postado no YouTube sobre o pouco que restou ao avião presidencial polonês, que mostra claramente porque é praticamente impossível alguém sobreviver a um desastre aéreo.

 

A cúpula polonesa viajava para Smolensk, na Rússia, para participar da cerimônia em homenagem ao massacre de Katyn, ocorrido há 70 anos atrás. Foi ali, nas florestas de Katyn, nos arredores de Smolensk, que a polícia secreta russa, a comando de Stalin, executou a sangue frio milhares de soldados poloneses, em 1940, durante a II Guerra Mundial.

O fato somente veio a tona após o rompimento da aliança entre Alemanha e URSS, durante a guerra. Os nazistas, para mostrar que os russos eram cruéis, denunciaram o massacre e abriram as valas comuns onde jaziam os corpos dos executados poloneses. O Ocidente, então aliado da URSS contra Hitler, se calou durante anos sobre Katyn.

Em 2007, foi feito, na Polônia, um excelente filme sobre o massacre de Katyn. Veja abaixo o trailer, em português, e acesse aqui o site oficial do filme, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2008.

O filme pode ser visto no YouTube, em partes e com legendas em inglês. A 1ª parte pode ser assistida aqui. Este ano tinha sido a primeira vez que um líder russo convidou líderes da Polônia para as cerimônias fúnebres de Katyn. Após 70 anos, os poloneses continuam chorando os seus mortos em Katyn, lugar de trágicas coincidências para o país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS