Botafogo vira-vira e está na final
Christiano 10/04/2010 21:18

Palpite feito, palpite errado. Em um bom jogo, com duas viradas, o Botafogo manteve a escrita, pelo quarto jogo decisivo seguido, e eliminou o Fluminense, vencendo por 3x2. Na hora decisiva, além da escrita, valeu a estrela de Joel Santana, do garoto Caio e do já famoso jogo aéreo alvinegro.

Logo no início o Botafogo fez 1x0, em gol de cabeça de Loco Abreu, após cobrança de falta. Pouco depois, o juiz marcou um polêmico pênalti para o Flu, em uma jogada em que não houve intenção de Leandro Guerreiro de colocar a mão na bola, apesar de estar com o braço fora de seu corpo. Fred bateu e perdeu.

Dominando completamente o 1º tempo, o Flu empatou, com Fred, após boa jogada de Diguinho, e virou com Fred, após cruzamento de Alan, em jogada iniciada por Diguinho. O artilheiro tricolor se redimia. O Botafogo nada fez, somente deu chutões de qualquer lugar para a área, em busca da jogada aérea.

Joel mexeu no intervalo e lançou Edno e Caio, tirando o seu time da retranca. Com isto, o Botafogo equilibrou o jogo e passou a levar mais perigo no 2º tempo, sob o olhar espectador de Cuca. O Flu recuou e passou a fazer muitas faltas, dando chance a jogada aérea do Botafogo.

Alan perdeu a chance de fazer 3x1, em passe de Fred. Em cobrança de falta para o alvinegro, houve um bate rebate e a bola sobrou para Fahel, que bateu fraco. Rafael, como diria o Fantástico, foi com mão de maionese na bola e ela entrou.

O jogo ficou aberto e qualquer coisa poderia acontecer. Em cobrança de escanteio, a zaga tricolor rebateu e a bola caiu na meia-lua da grande área nos pés do talismã Caio, que chutou a meia-força. Herrera, em impedimento, abriu as pernas, deixando a bola passar e enganando o goleiro tricolor. O gol irregular decretava a virada do Botafogo, com 3 gols originados em bolas paradas alçadas para a área.

Cuca aí mexeu no time, acabando por desarruma-lo por completo, e o Flu tentou empatar no abafa. Com a expulsão do zagueiro tricolor Cássio e o time desarrumado, o Botafogo teve ainda duas chances para fazer o quarto gol, mas bola nos pés não é o forte de Loco Abreu. Brilhou a estrela de Joel, maior campeão estadual, que fez a trifeta, vencendo neste ano Fla, Vasco e Flu em jogos decisivos.

Várias coincidências marcam o resultado. Fahel mais uma vez fez um gol decisivo em uma semi-final contra o Flu. Em 2009, ele marcou na vitória por 1x0 na semi-final da Taça GB (leia aqui). Em outro jogo decisivo, um centroavante tricolor perde um pênalti contra o Botafogo. Washington havia perdido em 2008, na final da Taça Rio (leia aqui).

Além disto, o Botafogo, como em 2009, vai à final da Taça Rio, podendo ser campeão estadual direto, algo que não acontece desde 1998, com a conquista do Vasco no ano de seu centenário. Mas também pode ter o Flamengo de novo na decisão e amargar um bi-vice na Taça Rio e um inédito tetra-vice estadual.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS