Venda do jornal O Dia
Christiano 02/04/2010 12:43

O DiaFoi anunciado ontem, oficialmente, a venda dos jornais do Grupo O Dia para a Ejesa, que edita o jornal Brasil Econômico em São Paulo. A transação gira em torno de US$ 75 milhões e inclui os títulos O Dia, Meia-Hora, O Campeão, O Dia Online, a gráfica, a empresa de distribuição e os imóveis. Ficou de fora, por enquanto, apenas a rádio FM O Dia. 

EjesaA Ejesa tem composição societária de 30% do grupo português Ongoing Strategy Investments e 70% da brasileira Maria Alexandra Mascarenhas de Moraes, casada com o português que é dono da Ongoing. Claramente o grupo português é dono de toda a Ejesa e a presença de Maria Alexandra se justifica somente para cumprir a lei, que não permite que estrangeiros tenham mais de 30% do capital de um grupo de mídia.

Pelos dados do IVC de 2010, o jornais do Grupo O Dia tiveram este ano o seguinte número médio de leitores: Meia Hora - 150.660, O Dia - 56.443, O Campeão - 12.391. Os principais jornais do grupo, Meia Hora e O Dia, tiveram queda em 2009 bem acima da média do mercado. O Meia Hora caiu 19,8%, enquanto O Dia 31,7%. Diante de quedas sem fim na circulação e no faturamento, não foi surpresa para quem é do mercado, a notícia da venda. 

Fontes: O Globo, IVC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS