Novo modelo de consumidores: "prosumidores"
Pexe 19/04/2010 17:39

Apesar do assunto ser complicado e apenas uma tendência para o futuro, gostaria de escrever um pouco sobre uma nova modalidade de consumidores, mais a título de mantermos informados.

Segundo alguns especialistas, o simples consumidor deixará de existir daqui a alguns anos, dando lugar aos chamados “prosumidores”.

Os prosumidores são a junção das palavras profissional, produtor e consumidor, e diferencia-se do consumidor comum, pois esse novo indivíduo é mais envolvido no processo, não querendo mais ser enganado pela publicidade no modo geral.

Com a produção cada vez mais em massa e produtos padronizados, as empresas estão criando um processo de customização, criando produtos cada vez mais personalizados.

Devido aos novos modelos de comunicação, onde a interação é a palavra chave, as empresas incentivam e buscam a troca de contatos em redes sociais (Orkut, twitter), os consumidores estão mais participativos, inclusive no processo de produção, tornando-se “co-produtores”.

Com essa facilidade de contatos e informações, os prosumidores escutam mais opiniões e tomam suas decisões baseadas nas experiências dos outros.

O prosumidor acredita ter tudo ao seu alcance (comum a quem tem conhecimento), e decide se paga ou não pelo serviço. Buscam a simplificação, menos marcas, menos intromissão em sua vida, menos confusão e mais produtividade.

Este novo modelo de cliente é considerado mais pró-ativo, buscando experimentar novidades, pois sabe que o tempo de lazer é curto, é mais equilibrado, responsável e comprometido, do que um simples consumidor. O prosumidor visa uma nova vida social, onde a geografia, o tempo, a política e a religião não são mais tão importantes, e sim a honestidade na propaganda, que ofereça o que realmente promete. Uma experiência inovadora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS