Campos, 175 anos?
Christiano 29/03/2010 22:21

A data de 28 de março é a oficial para comemoração do aniversário de Campos. Por este critério, a cidade completou ontem 175 anos. Há sempre uma polêmica em relação a sua idade correta. A data oficial remete ao ano de 1835, quando a então Vila de São Salvador foi elevada a categoria de cidade.

Porém, há outras datas relevantes no desenvolvimento civilizatório de Campos, como a doação de terras, incluindo as que pertencem hoje ao município, aos Sete Capitães, em 1627. Outra data importante é a fundação da Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em 29 de maio de 1677.

Esta última data, talvez, fosse a mais correta para Campos aniversariar, o que a levaria a ter, em 2010, 333 anos, uma idade mística. Há até os que atribuem mais de 500 anos, como já publicou em livro, no ano de 2004, o respeitado escritor e historiador Osório Peixoto.

Filigranas e datas à parte, os habitantes deviam aproveitar o momento para conhecer um pouco da história de sua cidade e refletir sobre o que pensa e o que pode fazer para o futuro dela.

Aqui vão alguns links interessantes sobre a história de Campos: Instituto Historiar (ótimo blog, tem a Carta de Elevação da vila à cidade e cronologia de datas importantes), Câmara Municipal - História de Campos, Wikipedia  - Campos e Sete Capitães, e Quem foi Benta Pereira?.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS