Justiça bloqueia bens de Rosinha e de Garotinho
Christiano 04/03/2010 19:14

A juíza Mirella Letízia Guimarães Vizzini, da 3ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, determinou hoje a quebra do sigilo bancário e o bloqueio dos bens dos ex-governadores Garotinho e Rosinha, além de receber a denúncia contra eles, contra a atriz Déborah Secco e mais 85 pessoas, acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público estadual.

Um suposto esquema com ONGs teria desviado R$ 58 milhões de verbas públicas. O dinheiro teria sido usado na pré-campanha para Presidência de Garotinho em 2006, que acabou não se transformando em campanha, pelo veto do PDMB à candidatura própria.

Na ação do MP constam várias transferências feitas para ONGs que depois contribuíram para a pré-campanha de Garotinho em 2006.  Um dos promotores declarou: "Fica demonstrado, sem margem de dúvida, que a campanha à Presidência de Garotinho em 2006 foi financiada com desvio de dinheiro público".

Um dos empresários envolvidos e denunciados pelo MP é Ricardo Secco, pai da atriz Déborah Secco, que  andou estrelando os comerciais do governo do estado na gestão de Rosinha. Naquela época, Déborah estava no auge, devido ao protagonismo na novela América.

Em seu blog, Garotinho defendeu-se e acusou os promotores do MP, o jornal O Globo e o governador Sérgio Cabral de terem feito uma armação para prejudicar a sua candidatura ao governo do estado. Até este momento, ele publicou 5 notas no blog sobre o episódio (leia aqui).

Em uma das notas no blog Garotinho diz que nada teme e lembra quando ele e Rosinha abriram mão dos seus sigilos bancário e fiscal na campanha à Presidência em 2002, reproduzindo um ofício feito naquela época (leia aqui).

Atualização às 21h42 de 04/03/2010: Foram feitas algumas correções ortográficas no texto. Leia aqui a matéria da Folha Online sobre o assunto e ouça o que a prefeita de Campos falou sobre as denúncias.

Atualização às 22h00 de 04/03/2010: Veja aqui, no Globo Online, a lista completa dos 88 acusados, entre pessoas físicas e jurídicas, pelo Ministério Público. Segundo o site, o sigilo do casal Garotinho não teria sido quebrado, tendo sido concedido pela juíza somente o bloqueio das contas bancárias e dos bens.

Atualização às 22h38 de 04/03/2010: Garotinho exibiu em seu blog (aqui) vários documentos sobre o caso, mostrando inclusive cheques, os quais, segundo ele, teriam sido devolvidos os valores depositados por empresas que se relacionavam com o governo do estado. Veja aqui.

Atualização às 15h40 de 05/03/2010: Ao contrário do que foi noticiado por quase toda a imprensa no dia de ontem, os sigilos bancário e fiscal de Garotinho e de Rosinha não foi quebrado. Por isto, foi substituído o título anterior da nota, que era: "Justiça quebra sigilo e bloqueia bens de Rosinha e de Garotinho".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS