Sorte ou competência?
Christiano 01/03/2010 15:38

Blog do GarotinhoAnthony Garotinho esteve no poder em Campos desde que assumiu a Prefeitura em 1989, permancecendo até o ano de 2002. Quando não era o prefeito, como nos anos de 1989 a 1992 e de 1997 a 1998, elegia o mandatário da cidade, como de 1993 a 1996, com Sérgio Mendes, e de 1998 a 2002, com Arnaldo Vianna.

Após o seu rompimento com o então prefeito Arnaldo Vianna em 2002, depois das eleições presidenciais na qual obteve um excelente 3º lugar, Garotinho ficou longe do poder e a cidade, depois de muito tempo, passou a ficar dividida em dois grupos políticos distintos, cisão que perdura até hoje.

O ex-governador só recuperaria o poder 6 anos depois, com a vitória de Rosinha para a Prefeitura de Campos em 2008.

A estabilidade política da cidade acabou no momento em que esta cisão começou. Os adversários de Garotinho passaram a enfrentar uma série de ações na justiça, com os mais importantes sendo sempre alvejados com condenações nos tribunais.

Seria sorte, como bem levantou o jornalista Ricardo André no blog Eu Penso Que (leia aqui), ou competência de Garotinho? Veja abaixo uma lista dos problemas enfrentados na justiça por adversários do ex-governador:

- Em outubro de 2004, na semana das eleições, o prefeito Arnaldo Vianna é afastado pela justiça, assumindo em seu lugar o então vice-prefeito Geraldo Pudim, candidato a prefeito no domingo seguinte. Arnaldo seria reconduzido ao cargo na mesma semana.

Campista boneco- Em maio de 2005, Carlos Alberto Campista, eleito prefeito em 2004 com o apoio de Arnaldo Vianna, é cassado e considerado inelegível pela justiça, sentença que atingiu ainda Arnaldo Vianna, Geraldo Pudim, Garotinho e Rosinha, entre outros. Alexandre Mocaiber, presidente da Câmara de Vereadores, assumiu a Prefeitura. Campista nunca mais voltou ao cargo.

- Em março de 2008, no ano das eleições, o prefeito Alexandre Mocaiber, eleito nas eleições suplementares de 2006 com apoio de Arnaldo Vianna, é afastado pela justiça devido a Operação "Telhado de Vidro" da Polícia Federal. Em seu lugar assume o então vice-prefeito Roberto Henriques, que, naquele momento, era aliado de Garotinho. Mocaiber retornou ao cargo 40 dias depois.

- Em 2008, nas eleições para prefeito, o candidato Arnaldo Vianna teve o seu registro negado pela justiça, convidendo com a incerteza até o final da eleição, deixando os eleitores em dúvida sobre a validade ou não de sua candidatura. Esta incerteza, aliada a uma campanha pífia de Arnaldo e uma campanha brilhante de Rosinha, deu a vitória ao grupo de Garotinho.

Ilsan boneco- Em 2008, Ilsan Vianna se elege vereadora, mas não leva o mandato, pois a justiça também lhe nega o registro. Seus recursos têm sido sucessivamente improvidos pela justiça e até hoje ela não conseguiu assumir a sua vaga na Câmara, permancendo lá Ederval Venâncio, agora aliado de Garotinho.

- Agora, em 2010, Marcos Bacellar, principal opositor de Garotinho na Câmara de Vereadores, tem o seu mandato cassado na justiça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS