A importância de um bom layout em lojas
Pexe 10/03/2010 19:33

O visual de uma loja interfere, e muito, em seu sucesso. Uma loja planejada, bem localizada, com fácil acesso e estacionamento, onde o consumidor sinta-se bem, devido à funcionalidade, iluminação e ao clima ambiente, e tendo seu layout voltado ao público-alvo, está no caminho certo.

O espaço interno tem que ser planejado permitindo o bom tráfego, e os produtos bem expostos, facilitando a venda.  Com isso, cria-se um impulso de compra para o cliente.

Desde a escolha dos pisos, acabamentos e cores usadas, até o uso de equipamentos tecnológicos, se existirem, devem atender as necessidades dos clientes quanto ao conforto e a valorização dos produtos. Assim, é fundamental a escolha das cores, por exemplo, que serão utilizadas. Tons fortes devem ser evitados, ou muito bem planejados, pois em sua maioria causam certos desconfortos aos clientes.

Não à toa que os fast foods usam cores fortes e tons  avermelhados como característica, pois inconscientemente causam sensação de desconforto e “irritação” ao cliente, fazendo com que este coma rápido (daí o nome fast food) e vá embora, dando seu lugar a outro consumidor. Diferente de restaurantes, que usam cores mais claras e iluminação mais amena, fazendo com que os consumidores “relaxem”, ficando mais tempo no local e claro, gastando mais.

As mobílias devem ser de boa qualidade e versáteis, ajustando se preciso, em vários locais da loja. As prateleiras devem estar sempre abastecidas com sua capacidade máxima, transmitindo a sensação de uma loja “forte”, sempre com produtos à disposição no estoque, e não em decadência.

As vitrines merecem uma atenção especial, pois estabelecem o primeiro contato com os consumidores. São elas que fazem “ei, psiu...”, por isso devem passar informações rápidas e diretas, sendo geralmente de cores claras e com produtos que sejam novidades.

Busque esse caminho, e não terá erro!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS