Marketing no dia-a-dia
Pexe 02/03/2010 17:53

Neste primeiro post, tentarei mostrar de uma forma ampla, como o marketing está presente em nosso cotidiano, mesmo que pareça natural ao ponto de não percebermos (esta é a intenção), e como é de fundamental importância as empresas atentarem-se a isto. Talvez o melhor exemplo seja o caso dos supermercados, onde a simples distribuição das estantes, até a música e o clima ambiente, são manipulados para estimular o consumo.

O marketing começa atuar desde a busca pelo local, sendo geralmente, longe dos centros comerciais e com acesso rápido através de estradas e avenidas, com alto fluxo de carros, facilitando a visualização, a entrada e a saída.

Já o interior do supermercado é inteiramente voltado para estimular o consumo. Para começar, na maioria dos casos, os clientes entram pela direita dos caixas, pois segundo estudos, o ser humano tem a tendência de virar a cabeça para essa direção. Assim, o lado direito fica reservado para a seção de roupas, pois provavelmente poucos vão ao supermercado para comprá-las, mas o efeito já foi conseguido: Você olhou para a direita e pode ter despertado seu interesse por alguma peça ou promoção.

Na esquerda, localiza-se toda a extensão do supermercado. Os produtos chamados de "primeira necessidade" são distribuídos pelo local, fazendo com que os clientes “circulem”, aumentando assim, a visibilidade e podendo ocasionar uma compra não programada. Mesmo motivo pelo qual o açougue e a padaria são localizados no final do estabelecimento.

Em relação às estantes, elas são divididas em três níveis: O primeiro perto do solo, onde estão os produtos que mais vendem, os chamados “vendas obrigatórias”; O segundo, a altura das mãos; E o terceiro, localiza-se ao nível dos olhos. Nesses dois últimos, as vendas são alavancadas por estarem em local de fácil visualização e podem ser pegos facilmente, localizando-se assim, os produtos novos, poucos conhecidos ou “encalhados”.  O que pode ser visto, conhecido e tocado, vende.

Esse é um bom exemplo de como os responsáveis pelo marketing das empresas pensam e planejam, desde um simples detalhe, até a mais chamativa promoção, visando despertar a atenção dos clientes, proporcionando vendas planejadas e muitas vezes, por impulso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Fábio Pexe

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS