IGP-M em alta
Christiano 26/02/2010 17:15

O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) variou 1,18% em fevereiro.  É o segundo mês seguido que o índice varia positivamente e é o maior número desde julho de 2008, antes da crise.  Com esta alta, o acumulado dos últimos 12 meses volta a ficar positivo depois de oito meses, chegando a 0,27%.

FGVFazem parte do IGP-M uma cesta de índices: o IPA (Índice de Preços por Atacado), o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Todos aumentaram em fevereiro, tendo sido o maior vilão o IPA, com aumento de 1,42%, puxando o IGP-M para 1,18%.

E o que o leitor comum tem com isto? Simples. O IGP-M é o índice que corrije vários contratos, entre eles o de aluguel de imóveis. Durante 2009 ele ficou estagnado, sendo que na maior parte dos meses foi negativo. Isto levou os aluguéis a praticamente não terem correção no ano passado.

Com a atual tendência, os aluguéis acompanharão a alta do IGP-M em 2010. Além disto, a alta dos vários índices inflacionários mostra que a inflação começa a subir patamares indesejados, o que deve levar o Banco Central a subir os juros básicos da economia em muito breve, encarecendo o crédito para todos os consumidores.

Fonte: FGV

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS