Botafogo campeão
Christiano 21/02/2010 19:49

Com a vitória de 2x0 sobre o Vasco, o Botafogo se sagrou hoje campeão da Taça Guanabara, garantindo o lugar na final do Estadual. Os gols da conquista foram do uruguaio Loco Abreu e do zagueiro Fábio Ferreira. O time cruz-maltino ainda teve dois jogadores expulsos.

Joel Santana assumiu o time depois da histórica goleada de 6x0 para o Vasco e conseguiu unir e dar um padrão tático à equipe, com forte marcação, contra-ataques mortais e eficiente jogo aéreo. O técnico levou o Botafogo, que tem o elenco teoricamente mais modesto dos grandes, a conquistar o 1º turno, eliminando Flamengo e Vasco no caminho.

A conquista do Botafogo tem alguns fatores curiosos. O time não fez a melhor campanha, foi o grande que teve mais dificuldades para se classificar, mas cresceu na fase final e bateu seus arqui-rivais. Lembra muito as conquistas anteriores do Flamengo, que não fazia a melhor campanha, mas crescia nas finais e levava o caneco.

Foi justo? Claro que sim. O objetivo do futebol é colocar a bola na rede. Foi isto que o Botafogo fez contra Flamengo e Vasco. Deu mais posse de bola ao adversário, mas foi sempre perigoso nos contra-ataques e eficiente e decisivo na hora H, ao estilo Joel, com humildade e sem soberba.

Outras curiosidades do campeonato, que repetem estatítiscas anteriores:

- Joel campeão mais uma vez. O técnico jamais perdeu uma final de turno no Rio, sendo sua 11ª conquista.

- Vasco vice de novo. A rotina de vices cruz-maltina parece não ter fim.

- Botafogo na decisão do Estadual. Depois de alguns anos como coadjuvante no estadual, ameaçado sempre pelo Americano, o alvinegro fará sua quinta final consecutiva.

- Botafogo vence o Vasco na final. O time cruz-maltino jamais venceu o alvinegro em uma decisão. O curioso é que nos jogos normais o Botafogo é freguês de caderno do Vasco, que tem o dobro de vitórias sobre o rival no confronto.

- Resultado enganoso na fase classificatória. É muito comum resultados de fases classificatórias serem completamente diferentes das fases finais. O Botafogo foi goleado impiedosamente por 6x0 pelo Vasco. Agora, ganhou consistentemente por 2x0.

- Maldição do tetracampeonato. Times tricampeões não chegam à final no ano seguinte. Foi assim com o Flu, em 1986, com o Vasco, em 1995, com o Fla em 2002 e, por enquanto, agora em 2010. Só o Flu tem o tetra carioca, conquistado há longínquos 100 anos atrás (1906-1909).

Atualização às 20h39 de 22/02/2010: O Botafogo também já foi tetra. Confira nos comentários.

Botafogo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS