Acabou o recreio
Christiano 08/02/2010 21:58

Grandes Cariocas

O fim da fase de classificação da Taça Guanabara teve o desfecho previsto, com os quatro grandes se classificando para as semi-finais. Agora é que o campeonato realmente começa, entre Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Findo o primeiro turno, algumas conclusões podem ser tiradas:

- Os pequenos dificilmente darão trabalho no resto do campeonato. O 1º turno, quando os grandes estão voltando de férias e pré-temporada, ainda entrosando as novas contratações, é a melhor oportunidade para um pequeno bater um grande. Na Taça Rio, as chances são ínfimas de isto acontecer. As semi-finais devem repetir os participantes no 2º turno.

- O Vasco, time de melhor campanha, é o time mais equilibrado do campeonato. Tem a melhor defesa, o segundo melhor ataque e raramente dá sustos. Além disto, tem o artilheiro do campeonato: Dodô. Vale lembrar que o Vasco já foi o time de melhor campanha do Carioca em 2009, sendo eliminado na tapetão no 1º turno e pelo Botafogo por 4x0 na semi-final da Taça Rio.

- O Flamengo é o time de melhor ataque, com 21 gols, e tem na frente o Império do Amor, com dois jogadores excepcionais que podem decidir uma partida, o que pode ser fundamental em clássicos equilibrados. Em compensação a defesa dá muitos sustos e é a pior entre os grandes, tendo levado 13 gols, sendo vazada em todas as partidas. Sem Maldonado e Williams na proteção, a zaga tem mostrado toda a sua fragilidade.

- O Botafogo é quem tem, em tese, o elenco mais fraco dos quatro grandes. Sua fragilidade veio à mostra na goleada histórica de 6x0 para o Vasco. Porém, é o time que está mais em ascensão no momento, com a chegada de Joel Santana e o melhor entrosamento do time, visto nas duas goleadas seguidas, com destaque para Loco Abreu. E Joel é papão de títulos cariocas. Para confirmar a boa fase, nada melhor do que encarar o Flamengo e se vingar um pouco do tri-vice Carioca.

- O Fluminense manteve a base da histórica reação do Brasileiro e ainda trouxe reforços pontuais para as posições carentes. Em tese, tem um time forte. Vinha jogando bem, goleando e convencendo até o Fla-Flu. Depois da derrota por 5x3 em uma virada histórica, o time perdeu um pouco o rumo.  A recente queda de rendimento coincide com a saída de Fred do time. O Flu terminou com a pior campanha dos grandes, com 16 pontos. Mas, ainda tem um time equilibrado e tem a 2ª melhor defesa. Só levou gols em um jogo: os 5 do Fla.

- As semi-finais serão equilibradas e tudo pode acontecer. Desde que o Carioca ganhou estes moldes em 2004, Botafogo e Fla se cruzaram pelas semi-finais do Estadual uma única vez, em 2008, com vitória de 3x0 do alvinegro, pela Taça Rio. Já Flu e Vasco se cruzaram nas semi duas vezes, em 2005 e 2008, ambas pela Taça Rio, com empates em 1x1 e vitórias tricolores nos pênaltis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS