Absorção de vitamina D aumenta libido masculino
Leandro Lopes 08/02/2010 19:10

No último dia 3 (quarta-feira), uma pesquisa divulgada na revista “Clinical Endocrinology", realizada por cientistas da Universidade Médica de Graz, na Áustria, revelou que tomar sol, na dose certa, faz bem não só para os ossos e os dentes, mas também estimula o desejo sexual dos homens.

De acordo com o estudo, a explicação está na absorção de vitamina D que, ao ser sintetizada pelo organismo a partir da exposição aos raios solares, aumenta o nível de testosterona, o hormônio masculino. A maior parte deste nutriente considerado essencial é formada na pele, sob a luz do Sol. O restante vem de alimentos, como gema de ovo e alguns tipos de peixe, como o salmão.

No estudo, coordenado por Winfried Marz, foram analisados dados de 2.299 homens. Os autores constataram que o grupo com maior quantidade de vitamina D apresentava mais testosterona. E foi observado que o nível desse hormônio cai muito no inverno e aumenta no verão.

Além do resultado apresentado pelos pesquisadores, a vitamina D tem ainda papel importante no sistema de defesa do organismo, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas, segundo especialistas. Sua deficiência pode causar, por exemplo, osteoporose.

Apesar desses benefícios, oncologistas alertam que a exposição em excesso à radiação solar aumenta o risco de câncer de pele, assim como o uso de câmaras de bronzeamento artificial. Por isso, não vale exagerar no bronzeado só para garantir um melhor desempenho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leandro Lopes

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS