Nova pesquisa para o governo do estado
Christiano 24/12/2009 16:02

O Blog do Garotinho divulgou hoje uma nova pesquisa para as eleições para governador do estado do Rio de Janeiro em 2010. A pesquisa foi feita pelo desconhecido instituto UP Pesquisa e Marketing, dirigido por um ex-pesquisador veterano do Ibope.

O levantamento foi realizado entre 18 e 22 de dezembro, com 2.000 entrevistas em todo o estado. Foram definidos três cenários e os números repetem no geral os já divulgados por outros institutos, com ligeira diferença para baixo para Cabral, e grande diferença para menos de Gabeira, César Maia e Lindberg.

Veja abaixo os cenários, com os principais candidatos:

Cenário 1: Sérgio Cabral 33%, Garotinho 23%, Gabeira 11%, Lindberg 5%

Cenário 2: Sérgio Cabral 33%, Garotinho 23%, César Maia 7%, Lindberg 6%

Cenário 3: Sérgio Cabral 34%, Garotinho 25%, Gabeira 12%

A grande questão hoje é definir para onde irão os votos de Gabeira, César Maia e Lindberg, uma vez que os três não deverão ser candidatos. Aí se definirá a eleição e, neste momento, a rejeição, que não vem sendo divulgada por nenhum instituto, é o que pesa mais. Quanto maior a rejeição, menor a migração.

Outro fator que irá alterar o tabuleiro das eleições são os novos nomes que sempre surgem durante o processo. A polarização entre Sérgio Cabral e Garotinho abre espaço para uma terceira via, que irá ganhar os votos da classe média descontente com as duas opções apresentadas.

Alguns nomes já se movimentam para ocupar este espaço. Aspásia Camargo, vereadora do PV na capital do estado, é um deles. Confira aqui a íntegra da nota sobre a pesquisa e tire as suas conclusões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS