Novos hábitos no consumo de mídia
Christiano 10/12/2009 19:18

Uma pesquisa feita pelo Ibope Mídia, em parceria com O Globo, mediu os hábitos de consumo de mídia na era da convergência. Vários interessantes aspectos foram detectados, muitos já percebidos por quem lida com o meio, seja em mídia tradicional ou nos novos meios que a Internet disponibiliza a qualquer mortal.

Segue abaixo alguns pontos da pesquisa:

pesquisa-ibope-celular-midia"Me sinto pressionado com a quantidade de informações disponíveis nos dias atuais." - afirmaram 53% dos entrevistados

"Me importo mais com a qualidade da informação do que onde a encontro." - para 81%

"As redes sociais fazem parte da minha rotina." - para 45% dos entrevistados. Por subclasse: Homens - 49%; Jovens (18 a 24 anos) - 72%; Classe AB - 55%

"Prefiro falar com meus amigos/família/colegas de trabalho por computador a falar pessoalmente." - disseram 16%. Para os jovens (10 a 17 anos), este número sobe para 29%

"Sinto meus dias passarem muito mais rápido do que antigamente." - para 90%

"Queria ter mais tempo para mim." - para 86% dos entrevistados. Entre as mulheres, o percentual sobe para 93%

"Sou a favor de propaganda no celular." - disseram 30%, sendo que entre os jovens (18 a 24 anos) este número vai a 45%

Entre as conclusões do trabalho, duas devem ser o norte de quem lida com comunicação e mídia, sob pena de extinção no médio e longo prazo.

Hoje o consumidor de informação é muito mais atento e tem muito mais opções de fontes. A mídia não pode achar que é o único meio de divulgação daquela notícia. 

A segunda é o fim do modelo unidirecional de comunicação. O consumidor quer participar e também construir o conteúdo da sua mídia. Ele não quer mais ser um mero espectador.

Confira aqui o PDF com um resumo da pesquisa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS