Lula lá
Christiano 17/11/2009 00:44

No domingo o 1º turno das eleição de 1989, as primeiras eleições presidenciais diretas desde a ditadura, fez aniversário de 20 anos. O jornal O Globo fez matéria lembrando o fato. Naquele 1º turno Collor bateu, com folga, os seus adversários, tendo 30,6% dos votos.

Em uma disputa muito acirrada, Lula venceu Brizola por menos de 500.000 eleitores, chegando ao 2º turno, com 17,2% dos votos. A disputa final, todos sabem, deu Collor na cabeça, com Lula amargando o primeiro dos seus três "vice-campeonatos", até chegar hoje ao posto de presidente mais popular da história do país.

No YouTube, é possível ver vários vídeos daquela campanha, indo desde peças publicitárias dos candidatos até os debates, incluindo o famoso debate editado pela Rede Globo. Um dos mais interessantes é o vídeo abaixo, que mostra o engajamento quase que total dos artistas na campanha de Lula, no 2º turno.

Na  primeira parte do vídeo, um showmício na Apoteose mostra nomes da MPB do porte de Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Sivuca, Francis Hime e até Caetano, que hoje chama Lula de analfabeto, o que, por coincidência é tema abordado através de um poema de Bertold Brecht lido por Antônio Fagundes no VT.

Já na última parte (após a exibição da adesão de Mário Covas a Lula), que começa aos 03:00 minutos, são exibidos inúmeros artistas em apoio a Lula. É interessante ver o vídeo de 20 anos atrás e relembrar o inesquecível jingle Lula lá.

As marcas do tempo são visíveis, hoje, nos artistas jovens, que amadureceram; nos artistas maduros, que envelheceram; nos artistas já em idade avançada; nos que já não estão mais aqui; e nos artistas que sumiram do vídeo.

Entre eles, Malu Mader, Marieta Severo, Gal Costa, Chico Buarque, José Mayer (com o lenço vermelho símbolo de Brizola, mostrando a adesão dos brizolistas à campanha), Tássia Camargo, Cláudia Abreu, Elba Ramalho (brizolista), Betty Faria, Beth Carvalho (brizolista), Reginaldo Faria, Lídia Brondi e Joana Fomm.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS