Raridade
Christiano 10/10/2009 19:38

Photocâmera

Numa sequência rara, os três cariocas da Primeira Divisão venceram os seus últimos jogos (apesar de serem de rodadas diferentes). Se for levado em conta os dois últimos jogos de Fluminense, Flamengo e Botafogo, foram quatro viórias, dois empates e nenhuma derrota. Pena que não é sempre assim.

No Maracanã, com show de Petkovic, o Flamengo virou para cima do papão São Paulo, vencendo por 2x1. O lance mais polêmico do jogo foi o pênalti que originou o empate do time carioca. A penalidade foi marcada após Jorge Wagner dar um chutão com a intenção de tirar a bola, encontrando os pés de Toró no meio do caminho.

No meu ponto de vista foi pênalti, apesar de não haver intenção de falta do jogador são-paulino. Na cobrança da penalidade, Rogério Ceni defendeu o chute de Petkovic. O árbitro, atendendo ao bandeirinha, voltou a cobrança, porque o goleiro do São Paulo se adiantou.

À luz da lei, Ceni adiantou um pouco a perna. O problema é que se vê muito coisa pior por aí e ninguém marca. Aí fica sempre o chororô pela falta de critério. O São Paulo agora vai colocar a culpa da derrota no árbitro. A verdade é que o Flamengo jogou para vencer e mereceu a vitória.

E, ainda que o São Paulo fosse prejudicado (acho que não foi), o único clube no Brasil que não pode falar de arbitragem é exatamente ele, o maior beneficiado por erros de árbitro nos últimos anos. Na segunda cobrança o experiente Pet cobrou exatamento como Zidane na final da Copa, marcando e iniciando a reação rubro-negra.

Já o Fluminense surpreendeu e venceu fora de casa o Santo André, rival na luta contra o rebaixamento. A vitória por 2x1 faz o tricolor carioca respirar e adia o rebaixamento matemático do time. O destaque foi, mais uma vez, o garoto Alan, que fez o golaço que abriu o caminho para a vitória.

Fred, de pênalti, com paradona, fez o segundo, deixando transparecer que seria uma vitória tranquila. Como nada tem sido fácil para o Flu, o Santo André diminuiu e, se não fosse um milagre de Rafael no finalzinho, teria empatado. O time paulista transformou o final do jogo num sufoco só.

Engraçado como os times cariocas não dão valor à prata da casa. Ele se vão cedo e acabam se consagrando depois no futebol do exterior ou paulista. No Mundial Sub-20, Maicon, do Fluminense, foi o destaque da vitória por 2x1 sobre a Alemanha, classificando o Brasil para as semi-finais.

Maicon fez os dois gols que salvaram o Brasil, sendo o de empate no final do jogo, levando a partida para a prorrogação. Outros destaques do time são os vascaínos Alan Kardec e Alex Teixeira. Ao invés de valorizarem a prata da casa, os clubes cariocas gostam de contratar medalhões a peso de ouro.

O Vasco, por sua vez, vem adiando perigosamente a sua subida para a Primeira Divisão. O empate em 1x1 com a Ponte Preta em Campinas, hoje, manteve o time na liderança, mas a somente um ponto do vice-líder Guarani. Está na hora do Vasco voltar a vencer.

Para completar a rodada, o Botafogo, que vem de duas excelentes vitórias sobre times da parte de cima da tabela, enfrentará o sempre perigoso Avaí na segunda-feira, podendo se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento, beneficiado pela derrota do Santo André.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS