Comentários
Christiano 17/08/2009 14:29

Desde que o Ponto de Vista foi inaugurado, em 01 de julho passado, a política com relação aos Comentários foi estabelecida (confira aqui).

Há moderação, sempre. Não são aceitos comentários anônimos, como também não são aprovados os que tragam ofensas, calúnias e/ou façam acusações sem provas, seja a pessoas ou instituições. Palavras de baixo calão também não são aceitas.

A publicação deste tipo de comentário responsabiliza civil e criminalmente o autor do blog e a empresa jornalística responsável, podendo ambos ser réus em processo por quem se sentir atingido.

A Folha Online, que tem o seu site desde 1998, sendo a pioneira na grande rede, foi processada no início desta década, por um comentário de terceiro emitido em uma enquete sobre a Fenorte. Condenada em última instância em 2004, teve de pagar R$ 48.000,00 ao autor da ação.

Há que se ter responsabilidade sobre o que é publicado. A Internet é um mundo livre. Publica-se o que quiser. Mas ninguém está isento de ter responsabilidade sobre o que faz.

A questão do anonimato também é vedada. Além de não se poder identificar a pessoa que teceu o comentário e não haver motivo para ninguém se esconder, o anonimato permite ao autor do blog o auto-anonimato.

O auto-anonimato é muito simples. O autor do blog escreve uma crítica polida e construtiva no post. Nos comentários, ele mesmo, só que como "anônimo", escreve o que realmente quer, fazendo críticas destrutivas e ofensas a quem deseja.

Estas restrições têm gerado insatisfação de alguns leitores, mas as regras são estas e serão mantidas. Até para que se mantenha um dos propósitos do espaço, que é o de um debate construtivo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS