Estradas em péssimo estado na Baixada
Christiano 28/07/2009 07:56

Fui no último sábado ao sítio de meu tio, para a comemoração pelo aniversário de sua esposa, sempre comemorado lá nos últimos anos. O sítio fica em Retiro, na Baixada Campista.

Desde 2007 vou ao aniversário da minha tia lá em Retiro. Nestas idas anuais, fui acompanhando como andava a conservação das estradas até lá.

O caminho para Retiro passa pela RJ-216, que liga Campos a Farol. Desta estrada, há duas alternativas para chegar a Retiro. A primeira, que sempre usamos, foi entrar em Mineiros, passar por São Martinho, Canal das Flechas e aí chegar a Retiro.

Em 2007, a pavimentação deste percurso estava muito boa, surpreendentemente para mim, dada a baixa densidade populacional daquela região (poucas pessoas = poucos votos = poucas ações políticas).

No ano passado, a estrada Mineiros-Retiro já tinha piorado razoavelmente, com alguns trechos calamitosos. Neste ano, esta estrada está um caso de polícia. Andar nela, de dia, é risco de vida. De noite, é suicídio, principalmente sem conhecê-la profundamente.

Na volta, orientados por alguém que conhece bem a região, voltamos por Tocos. O trecho entre Retiro e Tocos é igualmente péssimo. Mas, pelo menos, o trecho entre Tocos e a RJ-216 está bom.

A Prefeitura de Campos, que recentemente investiu milhões em uma polêmica licitação para recuperar estradas vicinais, precisa urgentemente tornar pelo menos transitáveis e minimamente seguras estas estradas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS