A queda
Christiano 25/07/2009 12:35

A QuedaMarcos Curvelo, no blog Quadros por Segundo (confira aqui) escreveu uma boa resenha sobre o filme A Queda - As Últimas Horas de Hitler.

O excelente filme, de 2004, conta os últimos 12 dias do Fuhrer, já derrotado e encurralado em seu bunker em Berlim. Lembro de ter visto o filme em um cinema do Shopping Rio Sul em 2005 e de como ele me impressionou.

A Queda concorreu, em 2005, ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas não levou, perdendo para o espanhol Mar Adentro. Fosse um filme americano e hollywoodiano, com uma distribuidora poderosa, o filme alemão (Alemanha/Itália) teria não só sido indicado em várias categorias, como levado para casa alguns Oscars naquele ano.

A atuação do ator suiço Bruno Ganz, que fez o papel de Hitler, é espetacularmente soberba. Obviamente, um ator suiço em um filme em alemão foi solenemente ignorado pela indústria do cinema dos EUA, sequer sendo indicado ao Oscar.

É um filme que merece ser visto nas telas de cinema, mas vale muito a pena busca-lo em uma locadora. Segue abaixo um compacto de aproximadamente 10 minutos, disponível no You Tube.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS