Mais um sonho adiado na Libertadores
Christiano 16/07/2009 13:20

Agência EstadoA vitória por 2x1 ontem, em pleno Mineirão, deu o tetracampeonato da Libertadores ao Estudiantes de La Plata. O Cruzeiro, apesar da bela campanha, adiou o sonho de se igualar ao São Paulo como tricampeão da competição.

A verdade é que o Estudiantes foi superior ao Cruzeiro nos dois jogos das finais. Na Argentina, o goleiro Fábio salvou o time celeste da derrota. E, no Mineirão, apenas Kléber e o ótimo volante Henrique, autor do gol, respiraram realmente ares de decisão.

Ramires, como todo jogador que desponta em sua estréia em seleção, não jogou nada nestas finais. Vai embora para o Benfica com menos saudades do que antes da Copa das Confederações.

É a terceira derrota seguida de times brasileiros nas finais, sendo que em todas a festa dos adversários foi no Brasil. O Grêmio perdeu para o Boca Juniors em 2007 e o Fluminense para a LDU em 2008. Grêmio e Cruzeiro além de perderem o título, perderam também o jogo decisivo em casa.

Há 10 anos um time brasileiro não ganha a Libertadores contra um time de outro país. O último a ser campeão assim foi o Palmeiras, em 1999, batendo o Deportivo Cali. Depois, só derrotas. Além das já mencionadas acima, o Palmeiras perdeu para o Boca Juniors em 2000, o São Caetano para o Olimpia em 2002 e o Santos para o Boca em 2003. São Paulo e Inter foram campeões em 2005 e 2006 enfrentando times brasileiros nas finais.

Contra argentinos o retrospecto tem sido sofrível também em finais de Libertadores. A última vitória foi do São Paulo de Telê Santana sobre o Newell´s Old Boys, nos pênaltis, no longínquo ano de 1992. De lá para cá, os brasileiros perderam as cinco finais que disputaram contra os portenhos.

A campanha do Cruzeiro envolveu ainda uma terrível coincidência com a do Fluminense no ano passado. Ambos eliminaram o São Paulo nas quartas de final , fizeram a final contra o time que foi segundo colocado do seu grupo na primeira fase e perderam o título decidindo em casa.

Resta ao Cruzeiro agora superar a inevitável ressaca após a perda e tentar se recuperar no Brasileiro, onde se encontra nas portas da zona de rebaixamento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS