Açu mudará realidade de Campos e SJB
Christiano 04/07/2009 20:12

São João da Barra é a bola da vez. O município tem sido destaque no noticiário de jornais e revistas de circulação  nacional. Na última quinta-feira, foi a vez do jornal Valor Econômico, o mais importante sobre economia no país, dar matéria de capa sobre SJB.

valor-acu2

O motivo para tanto interesse é a instalação do Porto do Açu, que tem início de operação previsto para 2010, e as demais empresas que funcionarão em seu entorno. Nesta semana, a gigante siderúrgica chinesa Wisco confirmou que fará uma usina próxima ao porto, num investimento de US$ 4 bilhões, com geração prevista de 20.000 empregos diretos. Ontem, foi a vez da montadora de carros elétricos chinesa BYD anunciar interesse em se instalar no Açu .

Estes investimentos transformarão radicalmente São João da Barra e, por consequência, Campos. Há previsões que em 10 anos Campos passaria a ter 800.000 habitantes e São João da Barra 250.000 munícipes.

Este crescimento, se confirmado, trará uma série de aspectos positivos e, é claro, alguns negativos.

O sonho dos municípios da região de criar fontes de receita relevantes, alternativas ao royalties, estará se realizando em São João da Barra. Haverá uma imensa oportunidade de empregos, que poderá ser suprida em parte siginificativa pelos que aqui residem, desde que se tenha uma capacitação adequada.

Os fornecedores locais terão grandes oportunidades para suprir as necessidades destes empreendimentos. E, certamente, contarão com a ajuda destes mesmos empreendimentos para atingir maior qualificação, uma vez que por questão de custos, logística e prazos, é muito mais interessante adquirir produtos e serviços em um raio próximo.

Tudo isto estimula a geração de recursos em uma cadeia que beneficiará economicamente muitos dos que aqui trabalham, desde profissionais liberais ao comércio e demais empresas.

Como nem tudo são flores, há pontos negativos como a perda de qualidade de vida, riscos de aumento de favelização, crescimento de violência e demais problemas que assolam os médios centros brasileiros. Aliás, já há relatos de aumento de violência de pessoas que tinham optado por residir em Atafona e Grussaí atrás de paz e tranquilidade

O importante é o poder público de ambos os municípios estar atuante e atento a estes problemas e demandas, para minimizar estes efeitos negativos e maximizar os positivos.

Certo que é graças ao empreendedorismo do visionário empresário Eike Batista e a colaboração e parceria do governo estadual (iniciado na gestão dos Garotinhos e ampliado na gestão Cabral) e da prefeitura de São João da Barra (na gestão de Carla Machado), o Porto do Açu transformará para sempre a história da região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS