Moradores do Parque Aerporto fecham a BR 101 em protesto por casas
14/04/2021 13:47 - Atualizado em 14/04/2021 19:31
Manifestação na BR 101
Manifestação na BR 101 / Dora Paula Paes
A BR 101 ficou fechada por mais de duas horas, por um grupo de famílias que reivindicam a entrega das 600 casas populares do conjunto habitacional Novo Horizonte, em Guarus. A manifestação aconteceu no km 8, próximo a Travessão. As duas pistas da rodovia ficaram fechadas, assim como vias de atalho na área. Os manifestantes alegam que foram contemplados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, mas ainda não conseguiram receber as chaves dos imóveis.
Por conta do bloqueio em ambos os sentidos, um grande congestionamento se formou na altura do km 57 da rodovia federal. As pistas só foram totalmente liberadas às 15h14, após retenção de 3,5Km. Nessa terça-feira, os manifestantes chegaram a ocupar e manifestar na área do conjunto, em Guarus.
— Estamos há três anos esperando a entrega dessas chaves. Com a pandemia e sem emprego nossa situação piorou muito. A maior parte das famílias está sem condições de pagar aluguel, água, luz e até comprar alimentos. São mães e filhos quase que morando nas ruas. Na terça, fizemos uma manifestação nas casas que estão parecendo abandonadas, com mato alto, mas prontinhas. Hoje, resolvemos fechar a BR 101 para que alguém olhe por nós — disse Fabiana Barbosa, 28 anos, desempregada. O drama também é compartilhado por Angêlica da Silva, 27 anos, que disse viver apenas com a renda do Bolsa Família de R$ 480,00. 
A análise dos contemplados é feita pela Caixa Econômica Federal (CEF) e após a finalização deste processo que o banco tomará as providencias necessárias. A posse das chaves e a entrega dos imóveis são de responsabilidade do banco. Nesta quarta, a Prefeitura chegou a informar que segue na mediação dos contemplados com as 772 casas do Conjunto Habitacional Novo Horizonte.
Segundo o secretário Rodrigo Carvalho, a Prefeitura tem reiterado a necessidade da celeridade na entrega das unidades habitacionais, tendo em vista o contexto da pandemia e a vulnerabilidade dos sorteados. Em resposta à secretaria, a instituição financeira diz que segue a análise da documentação para definir a data de entrega.
Em nota, a Caixa informou que “os residenciais Novo Horizonte I, II e III, em Campos, são compostos por 772 unidades habitacionais, contratadas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa I – FAR. Os empreendimentos formam concluídos em março de 2021 e estavam em fase final de indicação e análise da demanda de beneficiários informada pela Prefeitura. Na data de ontem houve um movimento de invasão nas unidades e a Construtora Realiza, responsável pela obra, está tomando as providências necessárias para reintegração de posse dos empreendimentos. A Caixa acompanha a atuação da construtora para que haja a reintegração de posse das unidades, viabilizando a sua entrega aos legítimos beneficiários, à luz das regras do programa”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS