Campos lança plano de retomada de atividades econômicas e sociais
31/05/2020 09:03 - Atualizado em 31/05/2020 09:22
Prefeito Rafael Diniz divulga plano de retomada de atividades
Prefeito Rafael Diniz divulga plano de retomada de atividades / Divulgação - Supcom Campos
O prefeito Rafael Diniz detalhou, na noite desse sábado (30), o novo modelo para isolamento social no município, o “Campos daqui para frente”. Sexta-feira, o plano de retomada de atividades econômicas e sociais foi debatido com representantes das instituições do comércio e indústria e o modelo de transição gradual das medidas de isolamento social em Campos, frente à pandemia da Covid-19 foi apresentado.
Rafael destacou que os esforços no enfrentamento ao Covid-19 visam à saúde da população. “Buscamos sempre o equilíbrio entre salvar vidas e encontrar alternativas para a economia. Pensando nisso, criamos o plano de retomada de atividades econômicas e sociais, que chamamos de 'Campos Daqui Para Frente'. Estabelecemos cinco níveis, classificados por cores (vermelho, laranja, amarelo, verde e branco), de acordo com as atividades econômicas e sociais essenciais, bem como o nível de contágio em cada atividade. A partir de terça-feira, estaremos no nível laranja, que significa lockdown parcial, com a adoção de medidas que vamos anunciar na segunda-feira”, explicou Rafael Diniz.
De acordo com o prefeito, Campos já esteve no nível de atenção 5, a fase vermelha. “A situação de Campos é grave porque estamos perto do limite de ocupação dos nossos leitos de UTI e também dos leitos clínicos. Somado a isso, não temos a certeza de quando o Hospital de Campanha, prometido pelo Governo do Estado, começará a funcionar”, destacou.
Não há data definida para o início e o fim de cada fase. A avaliação será feita semanalmente pelo Gabinete de Crise definido pela Prefeitura de Campos para enfrentamento ao novo coronavírus, conforme modelo matemático, a partir de índices de evolução da pandemia e capacidade de atendimento do sistema de saúde, utilizados pelas autoridades de Saúde. Se for necessário, poderá ser determinado o retorno a uma fase anterior. Caso o Governo do Estado adote uma medida mais restritiva, o município de Campos seguirá a mesma orientação.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS