Comandante do 8º BPM no Folha no Ar
Catarine Barreto 17/04/2019 22:13 - Atualizado em 20/04/2019 10:44
Isaías Fernandes
Ocupando a 35ª posição no ranking das cidades mais violentas do mundo, em estudo da organização de sociedade civil mexicana Segurança, Justiça e Paz, Campos vem se destacando positivamente na diminuição no número de homicídios registrados na cidade neste ano. À frente do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o tenente-coronel Rodrigo Ibiapina assumiu o comando em 17 de janeiro. O comandante foi o entrevistado da primeira edição do programa Folha no Ar, da Folha FM 98.3, desta quinta-feira (18). Para ele, os dados não correspondem à realidade atual da cidade.
Ibiapina afirmou que este cenário faz parte do passado. “Vamos esperar o ranking do ano que vem. Como dado, ficamos um período de 20 dias com um homicídio em Guarus, área onde se concentra a maior taxa deste tipo de crime. Vamos continuar trabalhando para diminuir cada vez mais esses índices e tirar Campos desse ranking”, afirmou.
Para o comandante, a diminuição da criminalidade em Campos está relacionada, além da integração das forças de segurança, ao auxílio que o batalhão recebe da população, com denúncias e informações sobre ações criminosas.
— Essa integração de todas as polícias com o apoio da população é de suma importância. O nosso trabalho de inteligência recebe denúncias todos os dias, que chegam também pelo 190, haja visto que é o número mais ligado em qualquer caso. Desde janeiro, estamos com o Facebook do 8º BPM, por onde também recebemos denúncias. Essa união da polícia com a população tem dado um saldo positivo. Estão confiando mais na polícia — contou.
Sobre a possibilidade de criação de um batalhão em Guarus, cobrindo toda a área até a divisa com o Espírito Santo, o tenente-coronel explicou que a prioridade agora é a reforma da sede do 8º BPM.
— Isso (novo batalhão) é uma política de governo. Nós temos uma companhia, e estamos buscando recursos para fazer uma reforma na edificação. A criação de um batalhão depende muito da tratativa do governador e do secretário de Polícia Militar. Então, busco agora trazer mais conforto para os PMs que trabalham na companhia e fazer a reforma da edificação que está lá. O batalhão fica para um momento posterior — afirmou.
Preparativos para verão de 2020 — Após a polêmica sobre o horário de encerramento das comemorações do Carnaval de São João da Barra, em março deste ano, Ibiapina declarou, durante a entrevista, que a Polícia Militar começará, em outubro, o planejamento para o verão do próximo ano.
— Quero já começar a me organizar com os órgãos públicos para melhor atender a todos. Não temos um efetivo grande e, nesse ano, nós tivemos 216 eventos para atender. É um número elevado. Precisamos respeitar a carga horária dos nossos PMs, sem nos descuidamos dos nossos compromissos — assegurou.
Confira a entrevista completa:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS