Fila na Smece para atualização de dados do Bolsa Família
Verônica Nascimento 18/03/2019 15:05 - Atualizado em 20/03/2019 15:31
Filas na Smece
Filas na Smece / Foto - Antônio Leudo
Centenas de pais de alunos encararam o forte calor da manhã desta segunda-feira (18) e formaram uma extensa fila na frente da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), nas instalações da antiga estação ferroviária da avenida 28 de Março. Eles foram informados da necessidade de atualizar dados dos filhos, alunos de escolas públicas, no Programa Bolsa Família (PBF). Muitos, com filhos pequenos, reclamaram que tiveram de fornecer o nome e depois entrar para a fila, o que atrasava a espera para o atendimento. No entanto, segundo a secretaria, a maioria recebeu informação equivocada, pois a ação, uma estratégia da Smece, é direcionada especificamente a pais de alunos com idades de 6 a 18 anos, beneficiários do BPF, que mudaram de escola.
Adriana da Silva, de Travessão, enfrentou a fila nesta manhã, mas desnecessariamente. “Tenho um filho de um ano e achei estranho porque, há uns dois meses, atualizei as informações no Bolsa Família”, contou a mãe, que ouviu falar, por conhecidos, da atualização obrigatória na Educação, mas não sabia que o filho está fora do perfil dos beneficiários que a Smece quer atualizar.
  • Filas na Smece

    Filas na Smece

  • Filas na Smece

    Filas na Smece

  • Filas na Smece

    Filas na Smece

Já Yasmin Ribeiro, do Parque Aeroporto, tem dois filhos de sete e 11 anos de idade, que estudam em escolas da rede municipal. Ela também ouviu comentários e recebeu notificação da escola de um dos filhos e foi à secretaria, mas reclamou da fila grande para atendimento. “Cheguei cedo, dei meu nome e tive de enfrentar a fila, sendo que tem muita gente sem saber o que é para ser feito ou que documentos trazer. Estranhei porque o recadastramento do Bolsa Família é de dois em dois anos. Aqui, está esse alvoroço e o calor está tão grande que chega a ser desumano”, declarou a mãe, que logo recebeu informações sobre a ação, diretamente da responsável pelo PBF na Educação em Campos, Rita de Cássia Martins.
— Tem muita gente que veio sem ser convocada, sem ter se informado antes e, por isso, foi formada essa fila. Estamos divulgando, há uma semana, que a ação é uma estratégia da secretaria municipal de Educação, para alunos de 6 a 18 anos, que estão ‘perdidos na rede municipal de ensino’. De que forma isso ocorre? Pais mudam de bairro, por exemplo, e transferem os filhos de escolas, o que dificulta o acompanhamento da frequência desses alunos nas escolas, um dos critérios para o benefício do Bolsa Família. Mas as pessoas não precisam correr. O atendimento, para atualização dos dados dos alunos dessa faixa etária e beneficiários do Bolsa Família, segue até o final de abril e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, na secretaria, de 9h às 17h. As pessoas são atendidas de forma bem organizada, em ambiente refrigerado, não havendo necessidade para correria — explicou Rita.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS