Campistas se reúnem em doação de sangue para criança com leucemia
Catarine Barreto e Verônica Nascimento 04/12/2018 13:36 - Atualizado em 05/12/2018 13:52
Campanha ENTITY_sharp_ENTITYsomostodosManu
Campanha ENTITY_sharp_ENTITYsomostodosManu / Antônio Leudo
A campanha #somostodosManu teve mais uma ação nesta terça-feira (4). A família da campista Manuela Morais Ribeiro, de 10 anos, diagnosticada com leucemia desde o dia 26 de outubro, e profissionais do Externato Leopoldina, escola em que a criança estuda, promoveram um dia de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado (HFM). A unidade móvel de coleta permaneceu até 15h na avenida Nossa Senhora de Fátima, no Parque Leopoldina.
Pais de alunos, amigos da família, representantes de órgãos públicos — como o comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Fabiano Santos de Souza — e pessoas da comunidade externa participaram da ação, sensibilizadas com a história da criança. De acordo com a psicopedagoga da escola, Francine Marinho, a instituição abraçou a causa de Manu, como é carinhosamente chamada.
— Ela é nossa aluna desde o maternal, e esse convívio diário nos motivou a criar a campanha para ajudar no que pudermos. O custo de tratamento da doença é alto e, com a imunidade baixa, Manu teve que permanecer no Rio, em uma casa alugada perto do Hospital Federal da Lagoa, onde é tratada. As doações tinham que ser direcionadas ao HemoRio, mas conseguimos, através da campanha, que o Hemocentro faça a coleta do sangue para ela. A doação não para por aqui, e quem quiser doar pode também ir direto ao Ferreira Machado — disse Francine.
  • Campanha #somostodosManu tem diversos doadores

    Campanha #somostodosManu tem diversos doadores

  • Campanha #somostodosManu tem diversos doadores

    Campanha #somostodosManu tem diversos doadores

  • Campanha #somostodosManu tem diversos doadores

    Campanha #somostodosManu tem diversos doadores

Uma das doadoras foi América Alexandre dos Santos, de 38 anos. Ela é amiga da família. “Acho importante essa ação e vejo, de perto, tudo o que a família passa. Fico feliz em ver todos se mobilizando por uma causa tão nobre”, afirmou.
Outra que participou da ação foi Joelma Teixeira, de 34 anos, mãe de um aluno da unidade. “Soube da campanha na escola e sou doadora também. Vendo o empenho dos profissionais para ajudar a Manu, não pensei duas vezes em vir doar”, explicou.
O pai da menina, Júnior Ribeiro, acompanhou todo o processo e ajudou na distribuição de lanches para os doadores:
— Eu quero agradecer a todos que estão envolvidos na campanha #somostodosManu. Agradecer aos que estão doando, orando, contribuindo de alguma forma. Eu tenho me sentido emocionado e sensibilizado com tantas formas de carinho, de pessoas que conhecem a Manu e que as não conhecem. Estamos nos sentindo abraçados. Muito obrigado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS