Campistas se despedem da professora Rita Chardelli
Catarine Barreto e Verônica Nascimento 04/12/2018 11:45 - Atualizado em 05/12/2018 13:56
Antônio Leudo
Educação de luto. Pioneira da educação inclusiva em Campos, diretora da escola João e Maria, Rita Chardelli, de 60 anos, foi sepultada por volta das 11h15 desta terça-feira (4). Centenas de pessoas, entre alunos, profissionais da área, empresários e autoridades, como o prefeito Rafael Diniz, acompanharam o cortejo de despedida à professora no cemitério Campo da Paz. Rita, que fundou a João e Maria há 37 anos, lutava contra um câncer de mama. Ela estava internada há 32 dias no Pronto Cardio.
Professora e coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Odisseia Carvalho definiu Rita como “um ser humano extraordinário”:
— Preocupada, principalmente, com a educação. Na escola João e Maria, ela implementou a oportunidade de alunas e alunos conviveram com as diferenças e diversidade. Nós tínhamos alunos com deficiência na escola. Minha filha estudou lá, desde a pré-escola até o ensino fundamental, e teve a oportunidade de compartilhar, com solidariedade e fraternidade, e conviver com as diferenças, além de receber a leitura e a formação cidadã. Rita sempre foi uma pessoa excepcional e vai estar ao lado de Deus, neste momento, alegrando o céu — destacou Odisséia.
  • Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

    Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

  • Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

    Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

A emoção tomou conta dos familiares e de todos os presentes. Entre os mais emocionados, a professora Maria Clara Mattoso Chagas, a Cacaia, que conviveu muitos anos com Rita na educação e que, como todos os demais, destacou o pioneirismo da amiga.
— Rita era uma pioneira, incansável em promover uma educação de qualidade. Profundamente humana, era coberta de preocupações e gentilezas para uma infância melhor para todas as crianças. Ela era extremamente forte, porém muito humilde. Seus gestos eram grandes, mas ela não se fazia do tamanho deles. Vai deixar exemplos e que a nossa saudade se transforme em ações, dentro daquilo que ela sempre pensou para a Educação Infantil em Campos — declarou Cacaia.
A capela do Campo da Paz ficou lotada. “Pela pessoa que Rita era, isso não podia ser diferente. Tive a oportunidade de trabalhar com ela na Licenciatura de Artes Visuais na Fafic e na secretaria de Educação e sei do compromisso que tinha com nossa área. Foi a primeira a trabalhar com Educação Inclusiva e são muitas as crianças que ela ajudou. Esse número de pessoas se despedindo dela mostra como Rita era querida, respeitada e admirada por seu trabalho”, definiu a também professora Jane Rangel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS