Morre aos 84 anos o ex-deputado e ex-vereador Paulo Albernaz
Verônica Nascimento e Suzy Monteiro 20/04/2018 10:51 - Atualizado em 24/04/2018 16:59
  • Sepultamento aconteceu no Caju

    Sepultamento aconteceu no Caju

  • Sepultamento aconteceu no Caju

    Sepultamento aconteceu no Caju

  • Sepultamento aconteceu no Caju

    Sepultamento aconteceu no Caju

Um homem honrado. Se fosse possível sintetizar em uma expressão a fala de todos os presentes ao velório e sepultamento de Paulo Albernaz, com certeza seria esta. Ex-presidente da Câmara de Campos e ex-deputado, Albernaz morreu aos 84 anos, no início da madrugada desta sexta-feira (20), após um infarto fulminante. As últimas homenagens a Paulo Albernaz reuniram políticos dos mais variados partidos. O deputado federal e ex-ministro Miro Teixeira enviou o amigo Damião Rocha Gonçalves, que passou por quatro estados para chegar a Campos em tempo para a despedida. Mas um dos momentos mais emocionantes veio do povo, na pessoa de dona Maria das Graças Delfino, 67 anos. Moradora de Guarus, ela chegou ao final do velório e conseguiu uma carona com familiares do político para ir ao enterro, onde chorou, debruçada sobre o caixão: “Seu Paulo sempre me ajudou. Votei nele desde o começo. Nunca mais vou passar em frente à casa dele”, lamentou.
Paulo Albernaz estava internado no Hospital Dr. Beda desde a última quarta-feira (18), quando teve uma crise de angina. As informações foram divulgadas, em primeira mão, pelo blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, hospedado no Folha 1. O velório começou na capela do Caju, mas foi transferido para a Câmara de Vereadores. O sepultamento aconteceu à tarde, no cemitério do Caju.
O político exerceu quatro mandatos como deputado estadual e também foi presidente da Câmara de Campos, sendo o responsável pela construção da antiga sede, atualmente ocupada pela Justiça Eleitoral.
Para a filha Cândida Albernaz, fica a imagem de um pai protetor e o sentimento de muito orgulho:
— Ele não media esforços para proteger os filhos e sempre nos ensinou a sermos dignos e leais com as pessoas. Foi uma perda enorme, muito dolorosa, principalmente porque aconteceu de repente. Mas tenho muito orgulho do pai que tive e tenho orgulho da pessoa que sou, graças a criação que meu pai e minha mãe me deram — declarou, emocionada.
O ex-deputado deixa seis filhos: João, Cândida, Rosiane, Nilda, Antônio Carlos (Cacalo) e Paulinho; além de 12 netos e duas bisnetas.
Políticos da região prestaram suas homenagens a Paulo Albernaz:
“Deixo aqui as minhas condolências à família do ex-vereador e ex-deputado estadual Paulo Albernaz. Durante anos, Paulo Albernaz prestou grandes serviços públicos à cidade e ao Estado do Rio de Janeiro e hoje (sexta-feira) lamentamos essa grande perda. Que a família encontre o conforto e a paz neste momento”.
Rafael Diniz - Prefeito de Campos
“Um ícone da política e não só para a campista, mas para toda a política fluminense. No trabalho que ele executou, não só nos mandatos que teve como deputado estadual, mas também como vereador e presidente desta Casa, sempre foi muito combativo, defendendo a população de Campos e do Estado do Rio”.
Marcão Gomes - Presidente da Câmara de Campos
“Um parlamentar correto, cumpridor de seus deveres, que não faltava a uma sessão. Mais tarde, ele atuou na Alerj, com o mesmo critério. Na Assembleia, foi presidente da Comissão de Justiça e, para isso, era preciso ser de extrema confiança. Éramos irmãos em Cristo e peço a Deus que o coloque no lugar que ele merece”.
João Peixoto - Deputado estadual
“Tive o prazer de trabalhar na Câmara na mesma legislatura em benefício de Campos. Autor da Lei do Passe Livre, Albernaz era um político que hoje não encontramos com tanta facilidade, íntegro, combativo, de grande saber e oratória impecável! Que Deus conforte a família e que o receba em seu seio de braços abertos”.
Geraldo Pudim - Deputado estadual
Bruno Dauaire
Bruno Dauaire / Folha da Manhã
“Albernaz faz parte de uma geração de políticos que muito realizaram em favor do povo. Meu avô, o deputado Alberto Dauaire, dividiu com ele a bancada que ficou marcada na história por representar de forma impecável a região. Deixa um legado de honestidade. Sua obra fica para inspirar a nova geração de homens públicos”.
Bruno Dauaire - Deputado estadual
Fernando Leite
Fernando Leite / Foto: Rodrigo Silveira
“O deputado Paulo Albernaz era emblemático, de uma geração vocacionada para a política, idealista e ideológica, como Leonel Brizola e Miguel Arraes. Exercia uma política diferente. Fica para sempre um grande exemplo de político para as futuras gerações”.
Fernando Leite - Sub-secretário e ex-deputado
Nelson Nahim
Nelson Nahim / Folha da Manhã
“Campos perde um grande campista, um homem sério, correto. Fui vereador junto com ele em meu primeiro mandato e tive a honra de sucedê-lo na presidência da Câmara. Era um político que tratava e cumpria, o que, infelizmente, é um fato raro. Um homem de bem”.
Nelson Nahim - Ex-presidente da Câmara
Toninho Vianna
Toninho Vianna / Foto: Rodrigo Silveira
“Integridade, moral e caráter eram as marcas de Paulo Albernaz e que não se vê mais nos dias de hoje. Meu pai, Antônio Vianna, foi vereador junto com Paulo Albernaz e comecei na política nas campanhas dele. Um político sério e muito honrado”.
Toninho Vianna - Ex-vereador e ex-vice-prefeito
Rodrigo Silveira
“Pessoa humana fantástica e político de grandes serviços prestados a população. Entre as leis de sua autoria aprovadas, a do Passe Livre para os estudantes foi a de maior destaque, permitindo que alunos de famílias humildes pudessem garantir seus estudos. Paz e força a família!”.
Wladimir Garotinho - Político
Roberto Henriques
Roberto Henriques / Foto: Rodrigo Silveira
“Nossa sala é testemunha dos nossos longos papos... Para dizer em poucas palavras, TUDO: Paulo Albernaz, passou pela vida pública no rigor dos princípios republicanos. Líder Estudantil (FEC), vereador e deputado Estadual ... Político que não entrou na porta larga da perdição”.
Roberto Henriques - Ex-deputado e ex-vice-prefeito

ÚLTIMAS NOTÍCIAS