Tragédia anunciada: Ponte do Marimbondo desaba sobre o rio Ururaí
Matheus Berriel 19/03/2018 12:29 - Atualizado em 19/03/2018 22:33
Caiu no último domingo (18) a ponte do Picadeiro, também conhecida como ponte do Marimbondo, em Ururaí. Ela estava com a estrutura bastante danificada devido às chuvas recentes que atingiram todo o município de Campos. Mesmo interditada para veículos desde dezembro do ano passado, a ponte era muito utilizada por ciclistas que praticam mountain bike no Morro do Itaoca e em áreas próximas. O risco de queda foi divulgado na última quinta-feira (15) pelo diretor financeiro do Grupo Folha, Christiano Abreu Barbosa, em seu blog “Ponto de Vista”, hospedado no Folha 1, e na edição da última sexta (16) deste jornal, com base em informações do coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha.
Na quinta-feira, a reportagem da Folha esteve na ponte e verificou que a base da parte direita, no sentido Morro do Itaoca, havido cedido durante a cheia do rio Ururaí. Mesmo assim, o ciclista Daniel Ferreira Gomes, de 54 anos, desceu da bicicleta e arriscou atravessar empurrando-a. “Essa ponte é um benefício para os ciclistas. É uma opção para facilitar nosso esporte, evitando passar pela BR. Temos a opção do viaduto, mas é muito perigoso. Então, aqui é o caminho ideal. Todos os dias, muitos ciclistas passam por aqui”, disse ele.
Questionada na ocasião, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que “a ponte está no cronograma para receber intervenções e aguarda viabilidade financeira. A previsão é de que os trabalhos iniciem no primeiro semestre deste ano”.
Nesta segunda-feira, a reportagem retornou à ponte e pôde confirmar que a estrutura não resistiu, conforme divulgado em primeira mão pelo assessor esportivo Marcos Almeida, em seu blog “Ser Motriz”, também do Folha 1. Um criador de cavalo, que se identificou apenas como Junior, foi surpreendido quando chegou ao local. Para tratar de seu animal, que estava do outro lado do rio Ururaí, teve que buscar outro caminho.
Em nota, a Prefeitura lembrou da interdição feita por equipes da Defesa Civil e da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com aterros e cercas colocadas nas cabeceiras da ponte. Segundo informação da Defesa Civil, o Ministério Público foi comunicado sobre esta interdição.
“Os caminhos alternativos de passagem para a Serra do Itaoca e adjacências podem também ser realizados pelo viaduto sobre a BR-101 e a estrada da localidade do Viana. O coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha, explicou que devido à forte correnteza, em consequência das chuvas, as bases da ponte sofreram maiores avarias, o que veio a ocasionar a queda da mesma na madrugada desse domingo. O caminho permanece interditado. A secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana ressalta que vem tomando todas as medidas necessárias para recuperação da ponte do Marimbondo, o quanto antes”, complementa a nota.
Rios Paraíba e Ururaí já começam a baixar
Segundo as medições da Defesa Civil, o nível dos rios segue baixando, em Campos. Na tarde desta segunda-feira, o Ururaí estava com 4,09 metros. A previsão é que a redução no nível continue acontecendo, já que três comportas foram abertas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no canal das Flexas. Já o rio Paraíba do Sul marcava 6,52 metros.
Na localidade de Ururaí, há cinco famílias desalojadas, ficando em casas de familiares ou amigos. “Na minha casa moram quatro pessoas. Eu e mais duas viemos para a casa do meu filho e um foi para outra casa próxima. A nossa casa está com água há uma semana. Não perdemos móveis, mas tivemos que sair, porque a água vai na cintura. Agora, o rio está baixando, mas ainda não temos uma previsão para voltar. Só quando baixar de vez”, disse Domingos Quitério, de 68 anos, que reside numa casa no final de um beco à margem do rio Ururaí.
Em Morro do Coco, sete famílias ficaram desabrigadas e foram para uma escola, onde permanecem. No último sábado (17), órgãos municipais fizeram uma ação integrada, oferecendo atividades recreativas, corte de cabelo, cadastro de currículo, vacinação, apresentação musical, entrega de doações e outras atividades. Segundo o major Edison Pessanha, nesta quarta-feira haverá nova vistoria da situação. “Por enquanto, continuamos trabalhando com os números que tínhamos. Na quarta-feira vamos ter o relatório final”, afirmou.
A região do Imbé segue sendo atendida pela secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana com caminhões e maquinários, para desobstrução das estradas, pois barreiras ainda impossibilitam algumas passagens. Nesta quarta, a Defesa Civil retornará para distribuir água potável e prestar atendimento às famílias que moram entre Lagoa de Cima e Conceição do Imbé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS