Grupamento Ambiental resgata tamanduá no Parque Santos Dumont
Julia Beraldi 10/11/2017 13:04 - Atualizado em 14/11/2017 14:46
Tamanduá encontrado na BR101
Tamanduá encontrado na BR101 / Divulgação - GAM
Um Tamanduá Mirim ou Colete foi encontrado na noite dessa quinta-feira (9) dentro de uma empresa, no Bairro Parque Santos Dumont, na BR 101, local de vasta vegetação. Funcionários da empresa acionaram o Grupamento Ambiental do Município (GAM) de Campos e o animal, que está debilitado, com ferimentos no crânio e abaixo do peso, foi encaminhado para o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Animais (Nepas), do Hospital Veterinário da Uenf. O tamanduá está sendo mantido em observação e, de acordo com o Nepas, até o momento, não foi verificada necessidade de cirurgia.
Veterinário do Nepas, Henrique Nogueira informou que o tamanduá, identificado cientificamente como Tamandua Tetra Datila Dactyla, chegou pesando 5kg, quando animais desse porte devem pesar de 7 a 7,5kg. Ele explicou que é comum aparecer animais dessa espécie na região e que, na maioria das vezes, eles apresentam fraturas por terem sido atropelados ou maltratados por populares. O tamanduá está sendo medicado.
Cuidados - O Grupamento Ambiental do Município (GAM) orienta a população a evitar manusear animais silvestres, para evitar machucá-los ou mesmo serem atacados por eles, em uma atitude de autodefesa. O GAM solicita que as pessoas que encontrarem animais silvestres liguem para os órgãos competentes, como o próprio grupamento ou, na impossibilidade deste, o Corpo de Bombeiros, que são treinados para o tipo específico de resgate.
Desde o início do ano, o GAM atendeu cerca de 578 solicitações da população, totalizando 186 animais silvestres, sendo o maior percentual de jiboias (55) e gambás (54). Foram devolvidos à natureza 122 animais silvestres. A base do Grupamento Ambiental funciona na Uenf através de parceria da Prefeitura com a universidade e o Nepas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS