Base móvel do Hemocentro realiza campanha em frente à Câmara
Jhonattan Reis 14/02/2017 14:34 - Atualizado em 15/02/2017 18:31
Em campanha realizada pelo vereador Abu Azevedo, em parceria com o Hemocentro de Campos, uma unidade de coleta móvel do Hemocentro Regional esteve, nesta terça-feira (14), em frente à Câmara Municipal de Campos, na avenida Alberto Torres, no Centro. De acordo com a médica que estava lotada nesta terça na unidade móvel, Daniela Tudesco, os profissionais do Hemocentro estiveram no ônibus entre por volta das 8h e 15h. No período da manhã, foram realizadas cerca de 60 doações. No próximo dia 21 de fevereiro, o ônibus do Hemocentro estará na reitoria do IFF, no campus Campos-Centro, das 8h às 15h.
— É importante que outras pessoas sigam o exemplo das que estão aqui no Hemocentro hoje, que venham doar com mais frequência e não só quando há alguém fazendo campanha. Essas ações são importantes para manter o estoque do Hemocentro fora do período crítico. Doar sangue é sempre necessário — disse.
Segundo o Hemocentro, para manter um estoque de sangue regular, a média ideal seria de 70 doações por dia. "Mas dificilmente conseguimos atingir a metade deste número, atualmente (estamos falando de doações voluntárias). O quadro se torna ainda mais agravante no período de verão, quando boa parte dos doadores (fidelizados e voluntários) deixa a cidade por conta das férias".
Doadora há sete anos, a dona de casa Valéria Boa Morte Batista, 58 anos, foi uma das doadoras na unidade móvel. Ela chegou por volta das 13h e contou que foi rápido o procedimento. “E é muito bom estar mais uma vez doando. Como eu falo, poderia ser alguém meu precisando. Estava com previsão de doar quinta-feira, mas, como soube da unidade móvel, aproveitei para vir logo”, relatou.
Doações - Daniela explicou que, para doar, “é necessário estar com documento de identidade oficial com foto, ter peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar totalmente em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas três horas, e ter boa saúde física e mental”, disse. Doadores com 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um representante legal e preencher formulário com o consentimento formal do responsável legal para cada doação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS